A infertilidade é importante para os casais ?

A maioria dos casais com relacionamento estável, em um determinado momento de suas vidas, desejará filhos. Em noventa por cento dos casos, após um ano de vida sexual ativa, sem uso de métodos anticoncepcionais, a gravidez acontece e traz um sentimento de enorme alegria e confiança do andamento natural das fases da vida, com a vinda dos filhos e projeções do futuro a médio e longo prazo.

Em dez a quinze por cento dos casais a gravidez não acontece e surge um enorme sentimento de insegurança sobre a capacidade de ter filhos e sobre o futuro. Para imaginar este sentimento é só se colocar no lugar destes casais por alguns minutos.

Começa a partir daí a procura por informações na internet, consultas com ginecologistas e urologistas, na maioria das vezes sem especialização em reprodução humana e, se a gravidez não vem, a angustia e ansiedade decorrentes vão aumentando a ponto de modificar o ritmo de vida destes casais nos aspectos sociais, profissionais e mesmo de relacionamento sexual. A simples pergunta feita por parentes e amigos sobre quando virá o bebê gera um sentimento de raiva e desconfiança porque é interpretado pelo casal infértil como provocação.

O que fazer ?

A melhor atitude é procurar orientação com profissionais especializados em reprodução humana que saberão diagnosticar as prováveis causas que estariam impedindo a gravidez e terão condições de indicar os tratamentos possíveis em cada caso.

A infertilidade pode ter origem feminina em quarenta por cento, masculina em quarenta por cento e feminina associada a masculina em vinte por cento dos casos tornando-se necessário a consulta do casal para a correta identificação. Entre as diversas causas de infertilidade encontramos alterações nos ovários, trompas, útero, endometriose, genéticas, seminais e outras, sendo que cada uma delas terá tratamento específico e adequado.

A infertilidade conjugal realmente é muito importante para os casais e poderá, na maioria das vezes, ser resolvida com tratamento adequado.